Olá a todos! Hoje venho falar-vos de alguns dos documentários que mudaram a minha maneira de olhar para a vida. A vários níveis. Corro bastante atrás de informação, porque não me consigo satisfazer com o pouco que sei sobre o Mundo. Às vezes acho que devia estar quietinha (e vocês já vão entender o porquê) mas a verdade é que não consigo. Por muito cruel que seja a mensagem, temos de abrir os olhos, deixar de ser ignorantes e entender o que se passa à nossa volta.
1. Super Size Me
Ano: 2004.
Idioma: Inglês.
Escrito, produzido, dirigido e protagonizado por: Morgan Spurlock.
Resumo: O documentário pretende mostrar os efeitos que as indústrias de fast food têm na nossa saúde. Spurlock decide fazer uma dieta de 30 dias, na sua totalidade com artigos da cadeia McDonald's. Faz exames médicos antes e depois e os resultados são extremamente chocantes. A dieta consiste em: dar apenas 5000 passos por dia; escolher todas as opções do menu pelo menos uma vez ao longo dos 30 dias; beber só o que está no menu, incluindo a água engarrafada; escolher o tamanho "super size" sempre que for oferecido e aceitar todas as promoções que são propostas para que acabe a comprar mais do que tinha intenção inicialmente.
Opinião: Eu era uma pessoa assídua em cadeias de fast food até ver este documentário. Confesso que fiquei com muito medo do que me podia acontecer se não optasse por pôr um travão. Falam de tudo aquilo que nós sabemos mas que preferimos ignorar porque “é para despachar” ou “não me apetecia fazer nada em casa”. Sim, sabe bem comer de vez em quando mas nada mais do que isso. Uma ou duas vezes por mês, no máximo. Não quero impingir nada a ninguém mas temos mesmo de ter cuidado com a alimentação, se queremos cá andar mais alguns anos. E vamos confessar, de que nos serve gastar 10€ numa refeição neste tipo de restaurantes, se 30min depois já estamos novamente com fome?
2. Cowspiracy:
The Sustainability Secret
Ano: 2014.
Idioma: Inglês.
Direcção e Produção: Kip
Andersen e Keegan Kuhn.
O Cowspiracy ganhou o Audience
Choice Award no South African Eco
Film Festival em 2015 e também levou para casa o prémio Best Foreign Film
Award no 12º festival anual de filmes: Portneuf
sur l'environnement. No mesmo ano foi também indicado como melhor filme no
festival Cinema Política.
Resumo: Este
documentário examina os impactos da pecuária e da pesca na natureza e investiga
a forma como as organizações ambientais lidam com a questão, tais como:
Greenpeace, Sierra Club, Sea Shepherd Conservation Society, Rainforest Action
Network, entre outras.
Opinião:
É o
princípio da consciência. Por parte de quem se importa, claro. A pegada
ecológica causada pela agricultura animal é bastante conhecida e não devemos
ignorar isso. É um documentário que inspira as pessoas a salvar o planeta. É
graças a ele (e a muitos outros desta
lista) que quero mudar a minha alimentação, mas isso já é assunto para
outra conversa.
3. An
Inconvenient Truth
Ano: 2006.
Idioma: Inglês.
Direcção: Davis
Guggenheim.
Produção: Laurie David, Lawrence Bender e Scott Z. Burns.
Ganhou um Oscar de melhor documentário.
Resumo: É um documentário sobre a campanha do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, para educar e alertar os cidadãos do mundo sobre o aquecimento global. Foi feito para sensibilizar a opinião pública sobre as mudanças climáticas e desta forma dar uma nova vida aos movimentos ambientalistas.
Opinião: Podemos constatar que vivemos num mundo onde as pessoas não se importam com o meio ambiente. Em vez disso só têm dinheiro e poder na cabeça. Há que mudar mentalidades. Mostrar indignação. Podemos perceber que há muitos interesses políticos no meio disto tudo e com eles a certeza de que o ser humano tem influência neste fenómeno que é o aquecimento global.
4. Before the Flood
Ano: 2016.
Idioma: Inglês.
Direcção: Fisher Stevens.
Produção: Leonardo DiCaprio, Fisher Stevens, Jennifer Davisson Killoran, James Packer, Brett Ratner e Trevor Davidoski.
Ganhou 2
Awards em 2016, nos Evening Standard
British Film Awards e nos Hollywood
Film Awards.
Resumo: Um documentário sobre a mudança do clima, um olhar perante as mudanças que afectam o nosso meio ambiente e o que a sociedade pode fazer para evitar a extinção das espécies, ecossistemas e comunidades nativas em todo o planeta que estão neste momento ameaçadas/os.
Opinião: Deve ter sido um dos documentários sobre o assunto “aquecimento global” que chegou a mais pessoas. Com toda a certeza pelo Leonardo DiCaprio. Não reclamo, ainda bem que assim foi. Mostra a urgência em agir agora, porque de facto não podemos esperar muito mais tempo. O estado do nosso planeta é caótico e precisamos de uma solução. É uma abordagem mais soft em relação a outros documentários “fanáticos”, porque nos convida a falar sobre o assunto.
5. Chasing Ice
Ano: 2012.
Idioma: Inglês.
Direcção: Jeff
Orlowski.
Produção: Jerry
Aronson e Paula DuPre' Pesemen.
Ganhou o melhor documentário nos Satellite Awards.
Resumo: Um documentário sobre as mudanças climáticas mas num formato fotográfico. O fotógrafo James Balog decide ir até Greenland na Islândia e ao Alaska e mostra-nos através do sistema time-lapse o tão falado degelo.
Opinião: Um verdadeiro abre olhos. Chocante. É tudo o que tenho a dizer.
6. Blackfish
Ano: 2013.
Idioma: Inglês.
Direcção: Gabriela
Cowperthwaite.
Produção: Manuel V. Oteyza e Gabriela Cowperthwaite.
8,1 / 10
Resumo: Um documentário que mostra a vida das orcas na SeaWorld e os riscos de as manter em cativeiro. Mais concentrado na Tilikum, uma orca envolvida na morte de 3 treinadores. Reporta as experiências de stresse extremo.
Opinião: Sempre achei este tipo de parques um horror. Nunca iria visitar. Já pararam para pensar na forma como “vivem” estes animais que são mantidos em cativeiro? É um documentário perturbador. Chama a atenção por revelar a crueldade que estes animais passam. Pessoas sensíveis, aviso já que vão precisar de lenços.
7. The Cove
Ano: 2009.
Idioma: Inglês.
Direcção: Louie
Psihoyos.
Produção: Fisher Stevens e Paula DuPre Pesmen.
8,5 / 10
Ganhou um Oscar na categoria de melhor documentário em 2010.
Resumo: O documentário analisa e questiona a prática da caça de golfinhos no Japão.
Opinião: Um dos documentários mais chocantes que já vi na vida. Imagens bastante explícitas e não aconselhadas a pessoas sensíveis. Chorei muito. Parei no mínimo umas 10x porque não estava a conseguir aguentar tamanha crueldade. É muito mas mesmo muito forte. Não quero ver de novo, não por ser mau, pelo contrário, mas por não ter estômago para ver mais vezes.
8. The silent drama of photography
Ano: 2013(?)
Idioma: Inglês.
Direcção e Produção: Sebastião Salgado.
Resumo/Opinião: Um fotógrafo brasileiro que fala da sua história no mundo da fotografia e o porquê do estilo dele o ter levado quase à morte. Conta também sobre a sua experiência em plantar 2,5 milhões de árvores para combater a desflorestação no Brasil. Descobri este documentário numa formação de fotografia e marcou-me de tal maneira que nunca mais o esqueci. Vale muito a pena ver. Dá vontade de sair porta fora e fazer o mesmo que ele fez.
Estes foram os documentários que mais me marcaram nos últimos tempos. Já vi imensos mas estes são sem dúvida o top 8 do momento. E vocês, conhecem algum que tenham gostado e me queiram recomendar?
Espero que o blog te acolha tão bem que queiras passar todo o teu tempo aqui! Gostei deste post e do conteúdo que trouxeste, estou curiosa e quero mais! Boa sorte para este novo começo :)
ResponderEliminarMuito obrigada! Tenho de melhorar muita coisa mas vai aos pouquinhos :)
EliminarEsta publicação é a prova de que vamos aprender muito contigo. Mal posso esperar honestamente. Fiquei super curiosa por ver todos, mas, para já, vou começar com os dois primeiros. Obrigada pelas sugestões. Beijinhos e sê supeeeer bem-vinda :)
ResponderEliminarSão todos muito bons, alguns super chocantes mas não podemos fechar os olhos a este tipo de acontecimentos. Espero que gostes e muito obrigada! Beijinhos :)
EliminarNão sou, nem de perto, a louca dos documentários como tu. Mas, dos que mencionaste, vi apenas 3. O Super Size Me - que me chocou pelos mesmos motivos que a ti, "An Inconvenient Truth" e o "Before the flood" já que as questões climáticas afectam-me.
ResponderEliminarTenho imensa curiosidade em ver o "Cowspiracy" mas não sei se tenho coragem. (????)
Enfim, belo post de estreia. :)
Vê, pois acredita que vais gostar! Não tem imagens fortes, se é isso que te está a impedir de ver :)
EliminarObrigada pelo apoio!
muito bom o teu blog!
ResponderEliminarbeijinhos :)
http://blog-in-shades-of-blue.blogspot.com/
Muito obrigada! Vou dar um saltinho no teu :) beijinhos*
Eliminar