março 03, 2017

Ir para fora, cá dentro. | Bacalhôa Buddha Eden

Nos meus últimos dias por Leiria, tive o prazer de fazer um passeio no maior jardim oriental da Europa. O Buddha Eden, que se situa na Quinta dos Loridos, mais propriamente no Bombarral. Tem cerca de 35 hectares e foi criado numa forma de protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan. Acto cruel que apagou da memória a presença de tais obras-primas.

Quando se fala em visitas, passeios, descobrir coisas novas, a grande maioria das pessoas pensa no exterior. Pegar num avião e ir para longe. E está errado. Por isso quero dar-vos a conhecer este parque e mostrar-vos que é possível visitar coisas lindíssimas neste nosso país. Temos tantas coisas boas e não damos o devido valor. Só quando alguém ameaça fechar portas é que começamos a pensar “bolas, devia ter ido visitar enquanto podia!”.

Fiz este passeio com o meu irmão e com a minha cunhada. Apanhámos um dia excelente. Céu azul, sol e calor! Chegámos cedo para aproveitar ao máximo e conseguirmos ver tudo com calma. Andámos cerca de 5h, sem parar. Apenas para fazer uns cliques. Já podem imaginar quão grande é o jardim. Mas garanto, vale a pena cada passo. Havia também uma opção de visita em comboio mas na minha sincera opinião, se forem com tempo, optem por caminhar pois conseguem ver tudo. Tendo em conta que não podem descer do comboio sempre que vos apetece. E acredito que a visibilidade não seja nem de perto, nem de longe, tão boa quanto aquela que têm optanto por ir a pé.

Fui muito feliz, entre budas e estátuas de terracota. O lago. Os patos. As carpas koi. As cores. A água a correr. A grandiosidade. A vegetação. O sossego. A companhia. O lindo dia de sol. O piquenique que fizémos à saída. A sensação de paz. Tive muita vontade de esticar uma toalhinha no relvado e ficar por ali a ouvir música e a ler um livro. É um verdadeiro paraíso.

O parque tem algumas regras, como é óbvio. Deixo-vos uma lista:

• Não são permitidos piqueniques no interior pois há uma unidade de restauração que funciona como cafetaria, snack-bar e restaurante, mesmo no centro do jardim. Na altura que fui estavam em manutenção, ou seja, tudo fechado! Mas como uma mulher prevenida vale por duas, tenho sempre algum snack comigo. Façam o mesmo.
  • Não são permitidos animais, excepto cães com trela ou peitoral com as seguintes informações: nome, morada e telemóvel do dono.
  • Não permitem veículos no jardim, com a excepção das cadeiras de rodas e carrinhos de bebé.
  • No site fazem o aviso de que apesar de haver muita segurança no jardim, aconselham aos visitantes a confirmar se trancaram os seus carros e não deixaram objectos de valor à vista, pois eles não se responsabilizam por danos ou furtos. Tendo em conta o tamanho do parque de estacionamento, entende-se perfeitamente.

Pontos negativos:
Tenho apenas uma coisa a apontar: o facto de não terem bebedouros disponíveis. O parque é enorme e é complicado uma pessoa sair do sítio onde está para ir comprar água. Ou se optarmos por levar uma garrafa, acabamos por não ter onde encher. Senti-me mal uma ou duas vezes por causa do calor e tive de parar nas sombras para ficar melhor. Isto porque a minha água acabou e como já referi, o snack-bar estava fechado para obras. A desidratação é uma coisa delicada e acabei por ir beber água à casa-de-banho que se pode encontrar no jardim. Não é a melhor água do mundo, tem de facto um sabor estranho, mas naquela situação foi o melhor que me aconteceu.

À saída tive o prazer de dar de caras com uma máquina de souvenirs, neste caso, um prensador de moedas. E como eu adoro tudo o que tenha a ver com lembranças e memórias, nem pensei duas vezes. Têm de ter uma moeda de 0,05€ (é a que vai ficar com o desenho) e uma de 1€ (para pagar o serviço). É muito simples e há um desenho explicativo na própria máquina. Podem escolher 1 desenho dos 3 disponíveis. Adorei o resultado final!

Havia muito mais para mostrar, mas prefiro que sejam vocês a deslocar-se até lá e ver com os próprios olhos. Não há palavras. É incrível. E melhor: é português, é nosso!

Mais informações:

1.  O parque tem duas casas-de-banho; uma no seu interior e outra na zona de estacionamento.
  2. Há imensos caixotes do lixo espalhados pelo jardim, por isso, não deitem nada ao chão! Se não tiverem um por perto, guardem e deitem fora à saída.
  3. Levem calçado confortável pois vão caminhar durante muitas horas.
  4. Se decidirem visitar, levem uma garrafa de Casal Mendes Blue para casa. Sim, neste momento encontra-se à venda em alguns supermercados, mas dá outro gostinho comprar ali, no sítio onde é feito.
  5. NÃO subam para as estátuas! Valorizem as coisas com os olhos, não estraguem. Há uns tempos era permitido chegar perto dos soldados azuis mas algumas pessoas subiam para cima deles e partiram várias peças. Neste momento não podemos chegar perto, há uma vedação. Se querem evitar que todo o parque fique vedado, tenham dois dedos de testa e sejam civilizados.

Visitas: Jardim, loja e restaurante abertos todos os dias excepto dia 1 de Janeiro e 25 de Dezembro.

Entradas: Crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam, ingresso normal 4€, ingresso de comboio 3€. Já com IVA incluído.

Horário: 09h00 às 18h00, mas atenção: o portão de entrada e o restaurante encerram às 17h30.

39°16'33.24"N   |  9° 8'24.23"O

262 605 240 | 913 005 087

visitas@loridos.com

www.bacalhoa.com

Consegui despertar algum interesse? Espero que sim!
Para quem já visitou: o que acharam do jardim? O que mais gostaram? E pontos negativos, encontraram algum?