março 15, 2017

A hortinha aqui de casa | O começo

Como todos sabemos, é cada vez mais difícil encontrar produtos bons no supermercado. Estão carregados de coisas que fazem mal à nossa saúde, são um verdadeiro atentado. Neste caso refiro-me aos legumes, hortaliças e frutas. Se bem que não se fica por aí. Comprar em feiras biológicas ou em mercados chega a ser mais caro mas a qualidade é a melhor. Sem pesticidas. Com todos os problemas que o nosso planeta enfrenta graças à poluição, geram-se a cada dia mais doenças e confesso: comecei a ficar pé atrás. Com muito medo. E a típica frase que não me saía da cabeça? "Somos o que comemos". E todos os documentários sobre alimentação que já vi?
Posto isto, decidi começar uma vida mais saudável no que toca à escolha dos legumes que consumo. Tenho de começar a fazê-lo a nível geral mas isso é mais difícil. Hei-de lá chegar!
No auge da minha infância ia para a quinta dos meus avós e ajudava a minha mãe no quintal lá de casa. Delirava com aquilo. Juro! Apanhar morangos, plantar batatas, arrancar cebolas. Havia de tudo um pouco. E agora optei por fazer uma mini plantação em casa. Como sabem estou a viver no Algarve e aqui não tenho as coisinhas boas da horta da casa dos meus pais. Como gosto de reaproveitar tudo e a vida não está nada fácil para estes lados, optei por fazer vasos através de garrafões e garrafas, já que tenho mesmo de os comprar (porque a água da torneira é impossível de beber), assim dou-lhes uma segunda utilização.



Escolhi algumas sementes das coisas que mais gostamos aqui em casa. Das quais: pimento amarelo, quiabos, espinafres, aipo, rúcula. Por enquanto é pouca coisa mas para experimentar é suficiente. Quando vir que me ajeito compro mais (tomate cereja, morangos, abacate e por aí fora). Porque isto da agricultura é muito bonito quando são os outros a fazer e só lá vamos colher! É algo que leva tempo e é preciso muita paciência e atenção.





Benefícios do pimento amarelo
Este pimento é presenteado com muita vitamina C, mais do que nos de outras cores. Possui acção expectorante, descongestiona e é antibacteriano. Age como uma aspirina natural e dissolve coágulos sanguíneos.





Benefícios do quiabo
Rico em vitamina A que ajuda a manter a boa saúde da visão, vitaminas do complexo B importantes para o processo do crescimento. Cálcio, ferro, fósforo e cobre, fundamentais para a formação dos ossos, dentes e sangue. É antioxidante e combate a acção dos radicais livres evitando o envelhecimento precoce das células. Diminui o colesterol.


Benefícios do espinafre
Rico em sais minerais importantes como o ferro, o fósforo e o cálcio. Bastante concentrado em vitaminas do complexo B e A contribuindo para a nossa saúde no geral: é antioxidante, ajuda na formação de dentes e ossos, construção muscular, coagulação sanguínea, manutenção da pele, sistema nervoso, previne desnutrição e anemias, proteje o aparelho digestivo e o sistema cardiovascular. É um grande aliado porque pode prevenir doenças como o cancro. Pelo menos é o que dizem.


Benefícios do aipo
Rico em vitamicas A, C, E, K, V, cálcio, sódio, fósforo, potássio. Contém fibra dietética e tem baixa quantidade de gordura e proteínas. A sua composição é 95% à base de água. Propriedades anti-inflamatórias, previne artrite, gota, bronquite e asma. Ajuda na remoção de toxinas e inibe problemas como pedras nos rins e vesícula biliar. Dizem que previne o aparecimento do cancro do estômago e do cólon.


Benefícios da rúcula
Boa fonte de proteína, baixo teor de gordura. Ferro, potássio, fósforo, manganês, zinco, cobre e magnésio são alguns dos minerais presentes. Fonte de vitamina C, auxilia na prevenção de anemia. Fortalece o sistema imunológico. Facilita o processo digestivo. Previne inflamações intestinais. Ajuda a controlar o colesterol "bom" e a tratar o "mau". Capaz de limpar artérias entupidas.



As ervas aromáticas também não podiam faltar, porque a comidinha aqui em casa já não se faz sem elas. Lá mais para a frente vou investir em mais, como manjericão, hortelã, salsa, orégãos e alecrim. Quando comprei não tinham essas disponíveis, fiquei triste mas é a vida! Por isso restou-me a cebolinha e o tomilho.
















Benefícios da cebolinha: Actua na prevenção do cancro. Fortalece os ossos. Limita danos neuronais e ajuda contra o Alzheimer. Ajuda nos problemas digestivos. Promove a saúde do coração. Melhora o sistema imunológico. Promove a saúde ocular. Previne defeitos de nascimento. Elimina tóxinas, sal, águas e gordura.

Benefícios do tomilho: Antioxidante, antidepressivo, antisséptico. Serve para cólicas, diarreias, azia e má digestão. Ajuda a curar bronquite, catarro, aftas, tosse, dores de garganta e outras inflamações. Combate a gripe e a anemia. Diminui consideravelmente o corrimento vaginal. Fortalece os cabelos evitando a sua queda. Elimina acne e clareia manchas.




Cada embalagem tem a explicação da rega adequada a cada legume/hortaliça/fruta e a melhor época do ano para se fazer a plantação. Hoje em dia encontram estas sementes e muitas outras à venda em qualquer superfície. Agriloja, Continente, Aki. Só é difícil escolher o que trazer para casa. Se forem como eu pior ainda, pois gosto de imensas coisas e queria ter tudo.
Agora só me resta esperar e pedir aos santinhos das hortas e legumes para não deixarem os meus morrer! Fiquem por aqui comigo que eu vou mostrando o desenvolvimento.
O meu namorado agora só me chama "a Maria agricultora" mas quando meter os dentinhos nos nossos legumes até se vai lamber! Eheh.

Acabei por não semear o aipo porque as minhas contagens saíram erradas e faltava um garrafão! Espero que tenham gostado de acompanhar esta minha mais recente experiência. Beijinhos!

6 comentários:

  1. Acho uma ótima ideia! Já à algum tempo que ando a pensar criar uma hortinha cá em casa ahah
    Beijinhos

    http://in-dianag.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já andava com esta ideia ao tempo, agora foi de vez! Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Que coisa bonitinha de ter uma horta em casa. Adorei.
    Num pequeno aparte: adoro pimentos. Mas costumo comer ora o vermelho ora o verde e fiquei intrigada com o facto do amarelo ter mais vitamina C do que os de outras cores...
    Talvez deva começar a comer o amarelo! A pena é que este não se encontra tão facilmente quanto os outros, não é?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontras o amarelo e o laranja da mesma forma que os outros, o problema é que custa 2 ou 3x mais! São os que eu mais gosto, o sabor é delicioso!

      Eliminar
  3. E esse mini espaço que o garrafão proporciona chega para a plantação que queres fazer? Ando mesmo com vontade de o fazer, mas incomoda-me sempre o espaço que os legumes têm para crescer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do legume mas só vão ficar em garrafão até começarem a germinar, depois transplanto para vasos mais espaçosos :)

      Eliminar